CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Legislação e Inclusão

Didática e metodologia para o planejamento inclusivo I: Ferramentas de Apoio

Fases Desenvolvimento e a Ed.Inclusiva

Deficiencia Fisica, Visual e Auditiva

Didática e Metodologia para o Planejamento inclusivo II: Escola, família e sociedade, a construção da Rede de Apoio nas Escolas

Deficiencia Intelectual

Autismo e Transtornos

Alfabetização e Inclusão

Como construir relatórios pedagógicos

Oficina de atividades aplicadas para alunos de inclusão

O PROGRAMA COLETIVO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA É VOLTADO PARA:

Profissionais de outras áreas que desejam ingressar na área da educação

Estudantes de Pedagogia

Estudantes de Licenciatura

Profissionais da Educação que desejam aperfeiçoamento nessa área

 

CARGA HORÁRIA:

40h aulas (10 aulas)

 

CERTIFICAÇÃO:

75% de presença nas aulas teóricas + Aproveitamento satisfatório nas avaliações

 

INCLUSO:

Apostilas

Material para atividades práticas

INÍCIO AULAS:

27/04/2019

Aulas aos sábado por mês das 9h as 17h
27/04, 25/05, 15/06, 29/06 e 27/07/19

 

FORMADORAS:
Profa. Elenise Neves
Trabalhando com educação desde 1983, atualmente com atendimentos em Psicopedagogia e Coaching , com graduação em Pedagogia com ênfase em Gestão (1999), Pós Graduação em Psicopedagogia Institucional (2001), Psicopedagogia Clínica (2002) e mestrado em MASTER EN CIENCIAS DE LA EDUCACION – Universid Americana (2008). Ministrou aulas no Ensino Superior na UNICID – Universidade Cidade de São Paulo ( 2008 a 2011), em cursos de Pós Graduação e Licenciatura e, na FAFIP (2005) nos cursos de Pedagogia e História. Tem experiência na área de Ensino Superior em Métodos e Técnicas de Ensino, Gestão Administrativa e Educacional e Formação de Professores

Profa. Eliana do Carmo Meira
Pedagoga, especializada em TEA – Transtorno do Espectro Autista, Legislação para PCDs – Pessoas com deficiência, Adaptação de atividades e materiais para PCDs

Profa. Erika Suzuki
Desde 2017 faz parte do Grupo de Pesquisa de Educação Especial e Inclusiva (GPEEI) na UFABC, auxiliando no processo de levantamento de dados sobre a demanda inclusiva na rede pública e da aplicação de recurso técnico-pedagógicos na área da Educação Especial. Foi mebro do CONINTEA (Congresso Internacional do Transtorno do Espectro Autista) em 2017.Atua como professora coordenadora pedagógica na rede Estadual de São Paulo, na região do ABC Paulista, em uma escola polo no atendimento de alunos deficientes visuais com Sala de Recursos, além da inclusão dos demais públicos-alvo da Educação Especial (PAEE).

Profa. Waleria Rizzo
Graduada pelo Instituto de Artes – UNESP, Especialista em Arte Educação pela ECA-USP, Especilaista em Ética, Valore se Cidadania na Escola pelo programa da EVC/USP-Leste, Pesquisadora do TEA – Transtorno do Espectro Autista desde o nascimento dos seus filhos gêmeos autistas João e Francisco Rizzo. Concluiu recentemente o curso de extensão em Neurociência aplicada a educação pela UFABC- campus SBC. Atuou na Rede Estadual como mediadora de conflitos e nesta função tem conseguido elaborar o que chama de “gestão da inclusão”.

 

LOCAL:

Rua Profa Maria Francisca de Castilho, 08

Tatuapé (próximo à estação Carrão do Metro)

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Coletivo Educação