Profa Stephanie Zuma

A Coletivo Educação tem oferecido, em parceria com professores especialistas em diversas áreas, incluindo Educação Inclusiva e as fases do desenvolvimento, sobre como atuar com alunos com Deficiência, Alfabetização e Inclusão, Treinamento de Primeiros Socorros, entre outros.

Estes cursos aconteceram no 1º semestre de 2021 para o aperfeiçoamento do Corpo Docente do Colégio PróSaberBio, que contratou nossa empresa para tal empreitada com muita confiança e carinho. Estas aulas vêm sendo dadas majoritariamente online ao vivo, por conta da realidade pandêmica que todos nós estamos vivendo.

As professoras especialistas convidadas da Coletivo Educação, que ministraram suas aulas online ao vivo, desenvolveram sua aula de forma participativa, didática, sempre ouvindo os professores em aperfeiçoamento, trocando experiências, rindo quando necessário e estabelecendo um ambiente leve, aprazível ao aprendizado e de grande desenvolvimento para escola que fez o convite das aulas. Os professores em aperfeiçoamento, assim como o diretor da escola que esteve presente em todas as aulas, concluíam cada aula de sábado com um sorriso no rosto e agradecimentos às professoras por aqueles momentos de reflexão e conhecimento.

Em uma das aulas mais recentes a professora que conduziu o aprendizado trouxe consigo, para análise e realização de uma oficina, um estudo de caso seguido de pequena produção de relatório para que cada professor pudesse testar suas habilidades, para debaterem entre si, e ainda trazerem dúvidas e questões relacionadas a casos reais, que lidaram na sua vida docente. E este momento fora profundamente educativo, tendo em vista que diferentes experiências, em diferentes disciplinas, além dos depoimentos de orientadoras pedagógicas, puderam contribuir de forma ativa e personalizada para aquela unidade escolar.

Quanto ainda ao curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros, essencial para toda e qualquer unidade escolar para lidar com situações de emergência até a chegada dos profissionais qualificados, o retorno não fora diferente: ao final todos ficaram maravilhados com o aprendizado trocado no local e com a quantidade de informações importantes levadas consigo, nas duas partes de uma aula de quase o dia todo aprendendo sobre Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros.

Houve ali, uma parte de aula teórica, com apresentação de slides, tirando dúvidas e trazendo à tona conhecimentos técnicos sobre tipos de fogo, como combatê-los e demais ações de segurança, além de aprofundamento quanto ao “saber-como” para os conhecimentos básicos de Primeiros Socorros. Seguido então por pequenos exercícios práticos, de como lidar com situações reais de emergência e primeiros socorros de professores e alunos em situação de ferimento ou outra urgência. O resultado não poderia ser outro: professores que participaram ficaram impressionados com a quantidade de conteúdo aprendido.

O colégio contratou a Coletivo Educação visando o aprofundamento dos seus professores nos temas de Inclusão, proteção da escola, preparação de relatório pedagógico para atendimento de alunos com deficiência ou questões como Autismo, TDAH, e outros, e também muitos outros temas de alta relevância para a prática pedagógica.

A escolha da unidade escolar e de sua direção de investir nos seus professores é, em última instância, a decisão de se investir na própria escola e na qualidade do ensino oferecido aos alunos.

Compartilhe

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhar no WhatsApp
Atendimento Online
Enviar
Coletivo Educação